Campus Party

Campus Empreendedorismo
A Campus Party Brasil, como celeiro de talentos que é, reúne muitas ideias e projetos inovadores. Mas todos sabem que não basta apenas uma boa sacada para se ter um verdadeiro negócio. Por onde começar? E aqueles que já têm seu projeto sobre os trilhos, como expandi-lo, diversificá-lo ou repensá-lo? Na Campus Empreendedorismo você encontra desde os primeiros passos de como montar uma empresa até cases de sucesso, passando por temas que estão esquentando o mercado, como empreendedorismo social, design thinking e crowdfunding.

Palestra
A gestão da criatividade e inovação in-company, com Irene Tinagli

PLAESTRA -  A gestão da criatividade e inovação in-company, com Irene Tinagli
Durante décadas a criatividade foi considerada sob domínio das artes e cultura, de tipos extravagantes, poetas e pintores. Hoje em dia, a criatividade encontra seu espaço nos negócios e empreendedorismo. A habilidade de construir e administrar organizações criativas é crucial para competir em uma economia cada vez mais regida pela inovação. Mas como podemos construir e administrar uma organização criativa? Quais são os “Faça e não faça” que líderes e empreendedores precisam saber para estimular e alavancar a criatividade em suas organizações? Quais são os “fatores relevantes” a serem construídos e os obstáculos a serem removidos? A apresentação abordará estas questões através de uma revisão das descobertas mais recentes e relevantes, trazendo exemplos, misturando teorias e cases, e oferecendo ideias e questões abertas ao debate.
Palestrante
Irene Tinagli
Expert em criatividade e inovação para as Nações Unidas, para a Comissão Européia e diversos governos e companhias privadas. Ela foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial como uma das 200 pessoas abaixo dos 40 anos que têm a capacidade de mudar o mundo. Seu trabalho no potencial criativo de cidades e regiões tem figurado em jornais internacionais como Harvard Business Review e o Financial Times. Ela recebeu seu PhD e Mestrado de Ciência em Política Pública da Carnegie Mellon Univesity em Pittsburgh.

Mesa Redonda
Gamificação do mundo corporativo

Gamificação do mundo corporativo
O Sílvio Santos gameficou o domingo? O Big Brother é uma novela gameficada? Não. A gameficação vai além de incentivos financeiros, mas leva conceitos de motivação por necessidade coletiva. E no sentido de fomentar a competição e o engajamento, os games invadem o mundo corporativo. Jogar facilita o engajamento em qualquer atividade, portanto, transformar atividades com propósito empreendedor em jogos é uma excelente forma de aumentar a eficácia de determinadas ações.
Participantes
Rodrigo Najjar

Formado em Publicidade,  é ator, diretor, pesquisador e documentarista. Trabalha  com pesquisa etnográfica aplicada ao design e criação e dá aulas  de  pesquisa  etnográfica  no  Master “Industrial Design” no Istituto Europeo di Design em São Paulo.
Leandro Montoya

Graduado em história pela USP, com extensão universitária em Videogames, pela PUC-SP. Gerente da Monkey Paulista, loja modelo da maior Franquia de Lan Houses do Brasil. Em 2006 foi responsável pelo relacionamento do Sansung World Cyber Games e lan houses sediantes do campeonato. 
Marcelo Pimenta (mediador)
Jornalista, profissional de marketing, consultor, empresário, netweaver e design thinker. Desde 2009 é Consultor do Sebrae nas áreas de planejamento, marketing estratégico e marketing digital. Em 2010 criou o Laboratorium – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo

Mesa Redonda
Empreendedorismo social

Empreendedorismosocial
O empreendedorismo social deixou de ser uma promessa para virar realidade. Hoje, há fundos de investimento específicos para negócios desta natureza. Mas, o que esses investidores buscam? Quais as oportunidades que existem neste segmento? É possível mudar o mundo e ganhar dinheiro? Conheça as histórias de sucesso e também as de fracasso. Afinal, sempre há lições para aprender.
Participantes
Marcel Fukayama

Sócio-fundador da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID). Já  coordenou projetos do Comitê para Democratização da Informática (CDI). É co-fundador do CDI Lan, empresa social que oferece soluções que transformam vidas em comunidades de baixa renda por meio de LAN houses.
Omar Haddad

Cientista social graduado pela USP, trabalhou durante 7 anos como educador social. É sócio-fundador da Sementes de Paz e estudante apaixonado dos temas da Economia Solidária e Agricultura Ecológica.
Daniel Izzo

Sócio e co-fundador da Vox Capital, primeiro fundo de investimentos de impacto do Brasil, focado em negócios com potencial de crescimento e que servem à população de baixa renda brasileira , oferecendo produtos e serviços que ajudam a melhorar suas vidas.
osé Alberto Aranha
Eng. Químico com pós em administração pelo IAG PUC-Rio em Comércio Exterior pelo CECEX RJ e em Entrepreneurship pela NOVA nos EUA. Atualmente é diretor do Instituto Gênesis PUC-Rio, da REDETEC e coordenador de inovação da ANITEC. É membro dos Conselhos; do Instituto Endeavor Brasil, do Instituto Educacional BOVESPA, do Empresarial de Tecnologia da FIRJAN, de Tecnologia da ACRJ, da Koan Ltda, da Câmara Setorial de Economia Criativa da ALERJ e curador do TEDXRio. É consultor Ad Hoc da Unesco, CNPq, Finep, Sebrae e CNI/IEL. Foi diretor da ANPROTEC de 2000 a 2007 e escreveu o livro InterFaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação em 2009 pela editora Saraiva.
José Alberto Aranha
Engenheiro químico com pós em Administração pelo IAG PUC-Rio em Comércio Exterior pelo CECEX RJ e em Entrepreneurship pela NOVA nos EUA. Atualmente é diretor do Instituto Gênesis PUC-Rio, da REDETEC e coordenador de inovação da ANITEC. É consultor Ad Hoc da Unesco, CNPq, Finep, Sebrae e CNI/IEL. Foi diretor da ANPROTEC de 2000 a 2007 e escreveu o livro InterFaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação em 2009 pela editora Saraiva.
André Spínola
Advogado e gerente nacional de desenvolvimento territorial do Sebrae.
Pablo Handl (mediador)

Co-fundador e sócio-diretor do Hub São Paulo. É facilitador, palestrante e aprendiz na área de gestão e inovação em redes colaborativas e já atuou em organizações como União Européia, Natura, Unicamp, Petrobrás, FGV e Itaú-Unibanco, entre outras.

Mesa redonda
Marcas podem ser pessoas?

Marcas
Há uma pressão para que as marcas assumam um "jeitão" de pessoas no mundo das mídias sociais - coisa que elas não são. Como lidar com essa contradição? Uma discussão sobre o posicionamento das marcas nas redes sociais.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Socias
Palestrantes
Marcos Hiller
Curioso profissional, palestrante, consultor e professor de cursos de MBA e pós-graduação. Coordenador do MBA em Branding da Trevisan Escola de Negócios. Conta com mais de 10 anos de experiência na indústria financeira, como Gerente de Marketing do BankBoston e como Coordenador de Comunicação do Grupo Santander Brasil.
Keid Sammour
Possui 19 anos de experiência em publicidade, 14 deles trabalhando em prol da Internet. É xamã na CUBOCC, onde trabalha em projetos de realidades emergentes, conhecimento e gestão de inovação.

Mesa Redonda
Open Innovation

Open Innovation
Inovação aberta refere-se a um fluxo aberto, onde recursos se movem facilmente entre as fronteiras de empresas e mercado. Neste processo, a empresa, instituição ou governo abre suas portas para ideias, pesquisa e soluções combinando o conhecimento interno com o externo, com o objetivo de maximizar resultados inovadores. Um momento para ouvir experts no assunto e sacar o que o modelo Open Innovation envolve.
Participantes
Vinicius Nobre Lages
Engenheiro Agrônomo, Doutor pela EHESS Paris em Socioeconomia do Desenvolvimento, Gerente da Unidade de Atendimento do Setor  Serviços do SEBRAE nacional. Foi Diretor Técnico do Sebrae Alagoas e autor de diversos trabalhos de natureza técnico-científica, livros, capítulo de livros, etc.
Tommaso Canonici

Formado em Economia de Internet pela Universidade de Bolonha (Itália) e Master em Administração de Empresas pela EEN (Madri, Espanha). Também foi consultor de inovação na Barrabes.biz e hoje é Product Manager de Futura Innovation na Futura Networks, empresa que organiza a Campus Party.
Virgílio Augusto Fernandes Almeida
Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Virgílio Augusto Fernandes Almeida
Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia.
André Imar Kulczynski
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Santa Cruz do Sul. Preside a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre – PROCEMPA - desde janeiro de 2005, sendo funcionário público desde 1981. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEMTIC), segundo vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET), vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (SUCESU- RS).
Bruno Rondani
Mestre e engenheiro eletricista pela Unicamp, pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e doutorando em gestão de inovação pela EAESP-FGV. Possuiu cursos de especialização pela Universidade de Michigan, Universidade de Berkeley e Babson College em inovação e empreendedorismo. É diretor-executivo do Centro de Open Innovation Brasil, CEO do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, diretor de inovação do Instituto de Pesquisa e Inovação Vita Nova. É presidente do conselho administrativo da Allagi, membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade – CONTEC da FIESP e membro do conselho de administração da empresa NeoIntelligence.

Mesa Redonda
“Cow-funding”, a vaquinha reload

Vaquinhareload
O Brasil já mostrou que é exemplo de crowdfunding. Através de plataformas como o Catarse-me, diversos projetos são financiados de maneira colaborativa. Conheça todos os lados dessa história: quem financia, quem é financiado e também o que pensam os criadores das principais plataformas da “cow-funding” - versão 2.0 da famosa vaquinha.
Palestrante
Diego Reeberg

Co-fundador do Catarse, a primeira plataforma para financiar projetos criativos de forma colaborativa, e um dos editores do blog CrowdfundingBR, criado pra promover e educar as pessoas sobre essa modalidade de financiamento no Brasil.
Pedro Markun

Membro da Transparência Hacker, trabalha criando novas manerias de fazer política através das redes. É um dos responsáveis pelo ônibus hacker, projeto viabilizado através de crowdfunding.
Rafael Zatti

Empreendedor serial, blogueiro, viciado em internet. Produziu mais de 180 artigos sobre crowdsourcing e inovação aberta. Editor do Crowd O Quê e co-fundador da startup ideias.me.
Paulo Alvim
Gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional
É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Fez cursos de Especialização em Gestão de C&T, na Universidade de São Paulo (USP) e em Inteligência Competitiva na UFRJ. Possui experiência profissional nas áreas de pequena empresa, desenvolvimento tecnológico, inovação, competitividade, política industrial, inteligência empresarial, gestão do conhecimento e informação empresarial. Publicações nas áreas de inteligência competitiva, gestão de pequenos negócios e inovação.
Paulo Alvim
Gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae NacionalÉ formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Possui experiência profissional nas áreas de pequena empresa, desenvolvimento tecnológico, inovação, competitividade, política industrial, inteligência empresarial, gestão do conhecimento e informação empresarial. Publicações nas áreas de inteligência competitiva, gestão de pequenos negócios e inovação.
Marina Miranda (mediadora)
É diretora geral da Mutopo Brasil. Estudou Economia e Comunicação e atua com projetos de crowdsourcing, conectando grupos na realização de desafios para clientes de diversos portes.

Oficina
SEO (Search Engine Optimization) & SMO (Social Media Optimization)

SEO
Utilizar as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) pode ser o caminho para monetizar seu conteúdo na web! Nesta oficina você aprende a ganhar muito mais com o melhor posicionamento do seu site em uma página de resultados de busca.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais
Oficineiro
Fábio Ricotta
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá. Desde 2005, trabalha profissionalmente com internet e SEO. No final de 2007, viabilizou juntamente com Elias DaSilva a MestreSEO, com a ideia principal de prestar consultoria de SEO para o Brasil. Hoje, a MestreSEO é uma referência nacional no assunto.

Oficina
10 passos para encantar o investidor

10 passos para encantar o investidor
Muito vem se falando sobre como atualmente ficou mais fácil empreender e até construir do zero no próprio quarto um produto que pode se tornar um império. Mesmo assim, estabelecer uma empresa continua custando dinheiro e, mesmo com as atuais fontes alternativas de captação, muitos projetos não decolam por falta de um investidor. Além do timing da grana, a experiência e o networking de outros profissionais podem ajudar muito, bem como o próprio impacto da notícia no mercado. Infelizmente, por aqui o investidor ainda é um espécime raro. E agora, José, o que fazer para garantir um aporte de capital para sua startup?
Oficineiro
Diego Remus

Jornalista com ênfase em TICs, economia e cultura, é editor-chefe do primeiro site de notícias de startups brasileiras, o Startupi. Atua também como consultor de inovação, realiza palestras internacionais e é co-autor de livros de empreendedorismo e investimentos.

Debate
As empresas e o mundo sem controle das mídias sociais

control das midias
Um universo repleto de fakes, trolls, anônimos e outros bichos estranhos - como é o das mídias sociais - gera um ruído enorme para quem quer trabalhar marcas e fazer marketing nesse espaço. Como conviver bem neste zoológico?
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais
Palestrante
Pyr Marcondes
Jornalista, publicitário, consultor e autor. É Diretor do Núcleo ProXXIma, do Grupo M&M, plataforma multicanais voltada para o marketing e a comunicação digital. Editou e coordenou dezenas de publicações de mercado e corporativas. Foi colaborador e colunista do Jornal Valor Econômico, além de âncora de programas de televisão voltados para o mercado de marketing e comunicação.

Debate
Cultura livre, inovação e ética hacker

Cultura livre, inovação e ética hacker
Na chamada Sociedade da Informação, o acesso ao conhecimento é um dos mais importantes promotores do empoderamento dos cidadãos e do desenvolvimento. A cultura livre e a ética hacker defendem que todo bem cultural, científico e tecnológico produzido pertence à sociedade e não exclusivamente ao seu criador. Portanto, a liberdade de distribuir, colaborar, modificar trabalhos e obras criativas, uso de plataformas abertas, apropriação da tecnologia para criar conteúdos sobre as suas próprias expressões culturais e regionalidades são pontos importantes para disseminação da cultura e geradores de inovação.
Participantes
Felipe Sanches
Representante do Garoa Hacker Clube, São Paulo. O Garoa Hacker Clube é um laboratório comunitário, aberto e colaborativo, que propicia a troca de conhecimento e experiências através de uma infraestrutura para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas.
Nelson Pretto
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Editor da Revista da Faced. É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado "Tabuleiros Digitais".
Tel Amiel
Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) na UNICAMP. Coordena a comunidade Educação Aberta. Doutor em Instructional Technology pela University of Georgia, Estados Unidos (2006).
Regina Helena Alves da Silva
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. Coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG. Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - INWEB.

Mesa Redonda
Empreendorismo feminino

Empreendorismofeminino
A mulher empreende diferente do homem? Se as mulheres são as que têm as melhores competências para liderar no século XXI, por que os homens ainda lideram as estatísticas entre os empresários? Ou isso já está mudando? Todas as partes envolvidas trazem um novo olhar sobre o tema.
Participantes
Maria José Tonelli

Psicóloga pela PUC-SP, onde fez seu Mestrado e Doutorado em Psicologia Social e começou sua carreira acadêmica. Professora há mais de 20 anos na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV-SP, onde também é uma das coordenadoras do projeto 10 mil mulheres.
Marina Miranda

É diretora geral da Mutopo Brasil. Estudou Economia e Comunicação e atua com projetos de crowdsourcing, conectando grupos na realização de desafios para clientes de diversos portes.
Jaqueline Aparecida de Almeida
Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui MBA de Governança em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, MBA em Gestão Empresarial para Excelência pela Faculdade SPEI de Tecnologia e Negócios de Curitiba e é certificada em Biologia Cultural pela Escola Matriztica de Santiago. Coordenou diversos projetos de Tecnologia da Informação em grandes empresas como Cooperativa Agropecuária Batavo, Junta Comercial do Paraná, Grupo Tortuga, dentre outras. No Sebrae desde 1994, foi Gerente da Unidade de Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica do Sebrae Paraná e Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae Nacional. Atualmente, é gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. 
Jaqueline Aparecida de Almeida
Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui MBA de Governança em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, MBA em Gestão Empresarial para Excelência pela Faculdade SPEI de Tecnologia e Negócios de Curitiba e é certificada em Biologia Cultural pela Escola Matriztica de Santiago. Atualmente, é gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. 

Andiara Petterle
Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, mestrado em Consumo pela Puc-Rio/Brown University e especialização em Interactive Media pela UBC (Canadá). Passagem por programas gestão de Harvard Business School. Fundadora e CEO do Grupo Bolsa de Mulher.
Lígia Dutra (mediadora)

Já atuou como executiva nas empresas BuscaPé, Flytex, Netshoes, Shoestock e nkstore. Fundadora da UpaLupa, que atende atualmente projetos como: Fashion.me, Khelf, Centopéia, Jorgito Donadelli, entre outros. Leciona na ESPM de São Paulo no curso “Primeiros passos no varejo online” e na Trespontos no curso “Gestão de e-commerce”.

Palestra
As marcas na era da imperfeição

As marcas na era da imperfeição
Em um mundo onde tudo acontece em tempo real, as coisas tendem a ser mais transparentes. Na ausência de tempo pra mascarar os bastidores, revelam-se as imperfeições. Aprenda como fazer sua marca florescer e se adaptar a um mundo onde suas falhas estão sempre expostas.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais
Palestrante
Luiz Marinho
Publicitário, sócio diretor da BrandWorks, empresa de consultoria especializada em shopping centers, colunista do site Blue Bus, da rádio BandNews FM, do jornal Metro e da Revista Gol. Foi eleito o melhor jornalista de publicidade e marketing de 2011 pelo Prêmio Comunique-se.
Carolina Lima
Analista de Redes Sociais da Direção Regional do Senac Santa Catarina, é formada em Publicidade e Propaganda na Estácio de Sá e com especialização em Moda: Gestão e Marketing. Lançou em 2011 seu livro sobre os equívocos das empresas no Twitter chamado "Como acabar com sua empresa em apenas 140 caracteres".

Oficina
Design thinking

Designthinking
Utilizar a lógica do design como prática para buscar a inovação, apoiando-se no conceito do “aprender fazendo”: assim caminha a oficina de Design Thinking rumo ao objetivo final de habilitar seus participantes a replicarem a experiência em seus empreendimentos e/ou naquelas ideias que pretendem tirar do papel.
Oficineira
Maria Augusta Orofino

Mestre em engenharia e gestão do conhecimento. Diretora da Frame Business Innovation. Consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência. Autora do blog Maria Augusta e co-autora do blog Innova Service.

Mesa redonda
Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: oportunidades em empreendedorismo digital

Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: oportunidades em empreendedorismo digital
Com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, crescem as oportunidades e também a vontade de empreendedores em desenvolver algo que possa ser útil e atrativo ao consumidor (e que não morra junto ao término dos eventos). Mas, afinal, quais são e onde estão as oportunidades para o setor de empreendedorismo digital? E como grandes e/ou simples ideias podem se concretizar e sobreviver após esses eventos? Conheça as apostas para o setor e ouça o que têm a dizer representantes de entidades envolvidas com esses que serão os maiores eventos que o Brasil já sediou e que vão agitar nossa economia.
Participante
Eduardo Moreira da Costa

Referência nacional quando o assunto é Inovaçāo. Empresário da Educosta-Inovacao, investidor, professor, e membro do Conselho de Administraçāo de diversas empresas. Eduardo é doutor em eletrônica e autor de Global e-commerce strategies for small businesses, publicado em Inglês, Chinês e Japonês.
Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho,
Presidente do Sebrae Nacional

Debate
A cultura do grátis e do freemium trabalhando a seu favor

freemium
Um mundo free representa um apelo enorme para os usuários, mas um enorme desafio para quem quer viver da internet. Uma discussão sobre os modelos, oportunidades e ideias (que vão além da publicidade) para resolver essa questão.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais

Mesa redonda
Coworking

Coworking
Representantes de diferentes plataformas de coworking falam sobre seus espaços de trabalho colaborativo, como funcionam e quais as perspectivas futuras para esse ambiente voltado a pequenas empresas, empreendedores, freelancers e profissionais de diversas áreas. Coworking atrai um número cada vez maior de pessoas que querem aperfeiçoar seu trabalho e sua rede de contatos, além de criar e conviver com a inovação. O público da Campus Party não está fora disso.
Participantes
Ricardo Luvizotto Dória

Publicitário, mestrando em Marketing em Comportamento do consumidor e fundador da Aldeia Coworking.
Ricardo Lima de Mello

Designer Digital e pós-graduado em administração de empresas pela FGV-SP.  Fundador da Bess Multimedia e da Beans! Coworking. Atua em projetos de internet desde 1999 voltados à arte, inovação, educação a distância e compartilhamento de conhecimento.
Fernanda Nudelman Trugilho

Formada publicitária pela ESPM, trabalhou por 10 anos em grandes empresas e agências, até conhecer o conceito de coworking. Largou tudo e fundou o Pto de Contato, em 2008.
Walker Dias Massa

Empreendedor da área de comunicação. Em 2010, fundou o movimento para criação do Nós Coworking, um dos maiores ambientes de trabalho compartilhado, inaugurado recentemente em Porto Alegre e que reúne profissionais da área de comunicação e tecnologia.
Pablo Handl

Co-fundador e sócio-diretor do Hub São Paulo. É facilitador, palestrante e aprendiz na área de gestão e inovação em redes colaborativas e já atuou em organizações como União Européia, Natura, Unicamp, Petrobrás, FGV e Itaú-Unibanco, entre outras.
Gustavo Santiago (mediador)

Gerente de mídia do Laboratorium. Já trabalhou com pesquisa de conteúdo, tendências de consumo para indústria de alimentos, planejamento de marca e conteúdo para mídia impressa. É fissurado por projetos inovadores, produtos e serviços que influenciam e revolucionam a sociedade.

Palestra
O que a geek economy pode fazer por você?

Podcast, formatos e linguagens
A tal da geek economy está bombando em todo o mundo e criando novas formas de se ganhar dinheiro com as mídias sociais. Uma discussão sobre oportunidades, desafios, cases e como agir.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais
Palestrante
Marco Gomes
Fundador da boo-box, a primeira empresa brasileira de tecnologia de publicidade e mídias sociais. Marco trabalha com internet desde 1998 e, antes de criar sua empresa, participou de projetos da Coca-Cola, Caixa, Presidência da República, Embratur, entre outros. Aos 25 anos, é referência entre os empreendedores da internet brasileira.
Bob Wollheim
Empreendedor serial, sócio fundador da Sixpix Content, que publica as plataformas Expo Y e ResultsON (negócios para geração Y), youPIX (cultura de internet) e SocialMediaWeek/Brasil (mídias sociais). Bob é Venture Corp da Endeavor, autor do livro Empreender Não é Brincadeira! (Ed. Elsevier) e autor de vários artigos em jornais e revistas no Brasil. Em 2011, a Sixpix Content passou a fazer parte do Grupo RBS.

Oficina
Modelo de negócio

Modelo de negócio
Nessa oficina são introduzidos os principais conceitos relacionados à construção de modelos de negócios e o objetivo ao aplicá-los em sua empresa. Como base da atividade é apresentado o “Framework Business Model Canvas”, modelo desenvolvido por Alexander Osterwalder - autor do best seller Business Model Generation - e sua aplicação na geração de modelos de negócios inovadores.
Oficineiro
Maurilio Alberone

Especialista em Business Model pela Osterwalder Strategy. Empreendedor digital co-fundador do StartupBase e Peta5. Professor na ESPM-Rio, consultor na Incubadora de Empresas da UFF e na ANTT. Membro do Conselho de Colaboradores da Anjos do Brasil.

Oficina
Aprender a empreender

Aprender a empreender
O empreendedorismo exige uma aprendizagem continuada. Por outro lado, cada vez mais a aprendizagem exige um tipo de empreendedorismo pouco falado: o empreendedorismo cognitivo. Nesta oficina, conheça e aprenda como tudo funciona.
Oficineiro
Carlos Seabra

É editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, autor de diversos artigos, jogos de entretenimento, softwares educacionais e sites culturais, educacionais e corporativos. É Diretor da Oficina Digital.

Oficina
Como ganhar dinheiro com blog?

Como ganhar dinheiro com blog?
De acordo com a ComScore, o Brasil é o 2º maior mercado de blogs no mundo e mais de 86% dos internautas costumam acessar este tipo de site. Como aproveitar esta oportunidade para monetizar o seu blog é justamente o que você vai aprender neste workshop.
*Atividade transversal: ocorrerá no palco de Mídias Sociais
Oficineiro
Edney Souza
Criador do InterNey.net. Com mais de 100 mil seguidores no Twitter, foi um dos fundadores da primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs. Atualmente, também é vice presidente de publishers da boo-box.

Oficina
5 desafios do empreendedor

5 desafios do empreendedor
Empreender significa visualizar e realizar um sonho. O desejo de realizar é o que motiva o empreendedor a superar dificuldades e persistir em busca de seus objetivos, articulando os recursos humanos, financeiros, estruturais e econômicos necessários. Para tanto, pode desenvolver algumas práticas que influenciam no processo de transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Oficineiro
Egnaldo Paulino

Com experiência em Gestão de Negócios, já ocupou vários cargos de liderança. Professor universitário. Atuou por 12 anos como consultor do SEBRAE-SP em gestão de negócios com ênfase em empreendedorismo e tecnologia da informação.

Debate
Como criar start-ups de tecnologia no Brasil

Como criar start-ups de tecnologia no Brasil
Ano após ano, o número de empreendedores que decidem criar um negócio de alta tecnologia aumenta. Embora boa parte deles possua conhecimentos de programação e de tecnologia, bem como do produto e serviço que pretende levar ao mercado, a maioria dos empreendedores não entende ou pouco entende dos fundamentos para se modelar e criar uma empresa de tecnologia. Assim, esta palestra trará as orientações básicas para a modelagem e criação de start-ups de tecnologia. 
Participantes
Nathalie Trutmann
Diretora de Inovação e coordenadora  do MBA Technology Ventures: Negócios e Empreendedorismo 2.0 da FIAP. Autora da plataforma Brasil20.org, na qual compartilha as histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros. Concluiu MBA no INSEAD e graduou-se na University of California.
Renato Fonseca de Andrade
PhD em engenharia de produção pela UFSCar, especialista em inovação, empreendedorismo e redes sociais do Sebrae-SP.
Leo Kuba
Fundador e CEO da Inkuba - agência de marketing interativo que cria conceitos, planeja estratégias e produz plataformas e campanhas nos meios digitais. Coapresentador do videocast Man in the arena, cujos temas são empreendedorismo e cultura digital.
Carlos Eduardo Guilhaume
Diretor executivo e sócio-fundador da Confrapar. Trabalhou em várias empresas de tecnologia tais como Microsoft, Ericsson e Hewlett-Packard. Formado em engenharia elétrica pela UFMG e concluiu MBAs na FGV e IBMEC-RJ. 
Nei Grando (mediador)
Empreendedor e autor do blog do Nei – uma referência nacional em gestão, negócios e tecnologia. Graduado em processamento de dados pela UEM, possui especialização em Computação pela USP e MBA em Administração pela FGV.


Fonte: Campus Party /2012/ Empreendedorismo

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